Header Ads

header ad

Natália Alcantara lança livro sobre cães-guia

O Balneário Camboriú Shopping recebe no próximo dia 22 de novembro, a jornalista Natália Alcantara, autora do livro Amor de Guia – A história de cães que emprestam seus olhos para quem não pode ver, para uma sessão de autógrafos. Além da escritora estarão presentes no local cães-guia aprendizes e já formados. O evento é gratuito e está marcado para às 19h30min, na Livrarias Catarinense.

Com extrema sensibilidade, Natália apresenta uma lição de cidadania e amor repleta de conexões entre as pessoas que auxiliam na formação do cão-guia e quem recebe o animal. “As histórias são fontes de inspiração para aqueles que desejam ter um cão-guia e também demonstram o grande potencial dos animais. Toda vida que tem contato com esses animais é transformada. É incrível o que eles são capazes de proporcionar. 

E por haverem tão poucos cães-guia formados trabalhando no Brasil é importante mostrar para a sociedade o que eles são capazes de fazer além da dificuldade que os deficientes visuais têm para ter acesso a esse facilitador da mobilidade. Desta forma é possível respeitá-los e tornar mais fácil o dia dia tanto do deficiente visual quanto do deficiente visual que possui um cão-guia”, comenta a jornalista.

Segundo a autora, o principal objetivo do livro é conscientizar e preparar a comunidade para receber os cães-guia, seja enquanto são aprendizes ou já formados, acompanhados por seus socializadores, treinadores ou deficientes visuais em lugares públicos conforme prevê a Lei nº 11.126.

Atualmente no Brasil são mais 6 milhões de deficientes visuais - muitos deles já estão cadastrados em listas de escolas e centros de treinamentos do país e no exterior para obter um cão-guia. Em contrapartida não chega a 150 cães-guia formados e aptos para o trabalho. 

Sobre a autora
Natalia Alcantara nasceu na capital paulista e mora há 20 anos em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Apaixonada por cães aproveitou o trabalho de conclusão de curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para unir o desejo de escrever um livro e divulgar a importância dos cães-guia. 

No dia da banca, muito mais que parentes e amigos estiveram presentes cerca de dez cães-guia aprendizes. Além do diploma, o TCC rendeu um emprego como assessora de imprensa na Rotas Comunicação que é conciliado com a manutenção da fanpage Amor de Guia e o voluntariado na Escola de Cães Guias Helen Keller – a primeira escola da América Latina ligada à Federação Internacional de Cães-Guia.
Tecnologia do Blogger.