Header Ads

header ad

Inovação com toque tropical: projeto de casa compacta em Florianópolis

Elaborar projetos de casas é sempre um desafio instigante e prazeroso aos profissionais da construção civil, principalmente quando realizados desde o programa de necessidades até a escolha de acabamentos e desenho dos interiores, tornando o projeto mais coeso e o conceito mais sólido.

Neste projeto, assinado pelos arquitetos Antônio Medeiros e Roberta Feijó, do StudioVert Arquitetura, concreto e revestimento metálico dão personalidade à casa compacta com toque industrial. O cliente, um jovem casal recém chegado de uma temporada nos países nórdicos, buscava um novo lar mesclando os conceitos inovadores e sustentáveis de fora, com um toque tropical e integrado à natureza da praia do Campeche, em Florianópolis.

Inspirados pela inserção do terreno na mata e em visuais exuberantes, os arquitetos desenharam a planta de forma a intensificar a experiência e o contato com o verde. “O pé direito de 4 metros e as amplas aberturas garantem amplitude dos espaços, além de proporcionar melhor iluminação e ventilação”, explica Roberta. A arquiteta ainda afirma que a fachada garante singularidade através do elemento prismático em concreto aparente. “Este, em conjunto com a madeira, a chapa metálica e o alumínio preto criam um mix contemporâneo e descolado”, ressalta.


A dupla esclarece que um dos principais desafios foi criar uma casa em módulos, sem perder a unidade. “A planta livre do pavimento térreo ganha ampla varanda de lazer pela projeção do volume superior, e se integra ao entorno privilegiado. A composição dos volumes e texturas foram preponderantes no projeto; ambos conferem uma estética jovem e harmônica com o local”, elucida Antônio Medeiros, e destaca que essas são características sempre presentes nos projetos do StudioVert.

Tecnologia do Blogger.