Header Ads

https://wa.me/message/O3JFPUON37CFI1

Mantenha sua pele em dia neste verão



Com as altas temperaturas que temos enfrentado nas últimas semanas, está difícil resistir a praia, piscina, ao sol e ao mar. Porém, é nessa estação que a radiação solar tem um aumento em sua incidência e proporciona maior risco de queimaduras, envelhecimento acelerado da pele e até mesmo câncer. Por isso, os cuidados com a pele são essenciais e devem ser redobrados no verão.

Para não se arrepender no futuro é importante reforçar o uso de protetor solar (com proteção contra raios UVA e UVB), diariamente, independente da exposição, ou não, direta ao sol. No caso de praia e piscina, deve-se utilizar um FPS 30 ou superior, para garantir o cuidado com a pele, como explica a Dermatologista Alessandra Catharino, CRM-SC: 23046, da Clínica Conceitualle. Além disso, é importante aplicar o filtro solar trinta minutos antes da exposição ao sol, para que a corpo possa absorver o produto. Outro cuidado necessário é quanto a reaplicação do mesmo, que deve ser feita de duas em duas horas. Mas atenção: em caso de sudorese intensa ou de contato com a água, esse tempo diminui.

Também é importante lembrar de passar o protetor uniformemente em todo o corpo, isso inclui nuca, pés e orelhas, que muitas vezes ficam esquecidos. Para as crianças, o cuidado deve ser redobrado, principalmente com aquelas que gostam de ficar na água.



Outro ponto importante da estação são as roupas utilizadas. Para atividades ao ar livre, vale investir em peças de algodão – que retém 90% da radiação solar, ou até mesmo roupas com fator de proteção UVA e UVB. Além disso, como aponta a Dra. Alessandra, peças leves devem ser adotadas e é importante ter cuidado com a cabeça e o rosto, mantendo-os sempre protegidos com o uso de chapéu ou boné. Para o guarda-sol ou barracas, é importante que o topo seja de algodão ou lona, para auxiliar na proteção contra a radiação UV. Os óculos de sol também têm a sua importância, pois auxiliam na prevenção de cataratas e lesões na córnea, então é bom tê-los por perto.


Com a maior exposição ao sol, também é importante aumentar a hidratação da pele. Para isso, vale ampliar a quantidade de líquidos ingeridos, principalmente água, sucos de frutas e água de coco. Depois de um banho frio ou morno, pra evitar o ressecamento da pele, utilize um bom hidratante corporal. E na alimentação, Alessandra lembra do consumo da cenoura, mamão, beterraba e abóbora, que ajudam a reter as radiações ultravioletas através dos carotenóides, que também estão presentes em outros legumes ou frutas de cor vermelha ou alaranjada.


Tecnologia do Blogger.