Header Ads

header ad

Documentários produzidos em Balneário serão exibidos na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú abre seu espaço para a apresentação de dois curtas metragens nesta quinta-feira (19), às 20h no plenário vereador Walter Eilers, com entrada gratuita e público livre para todas as idades.


O filme documentário Ilha de Icaro, dirigido pela jornalista Helen Francine, através da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú, remonta um recorte da história do emblemático cartão postal da cidade. 

Já o documentário Tereza – Além da Cocada, produzido por Emílio Padisil e Marcio Roberto Gonçalves, aborda a história de Tereza, uma mulher conhecida por seu trabalho nas ruas de Balneário Camboriú, mas que revela em sua trajetória uma bela lição de vida.

Após a exibição dos documentários será realizado um debate informal entre os membros da filmagem do curta Ilha de Icaro, além da apresentação musical de Ere Mar.

Ilha de Icaro
O audiovisual é fruto do projeto “De Cobras a Cabras”, da jornalista e escritora Helen Francine, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura/LIC de 2016. O curta metragem, de aproximadamente 15 minutos, apresenta um registro de memórias e relatos captados ao longo do ano de 2017. Paralelamente exibe uma parte da reconstituição histórica, um recorte no tempo em que o menino Ícaro crescia, nos anos de 1970, enquanto brincava nas pedras, atirava conchas, nadava e corria na Ilha das Cabras.

Roteiro e Direção: Helen Francine.
Assistente de Direção: Matheus Mello
Direção de Fotografia: Jaques Rangel
Assistente de Fotografia: Lay Venâncio
Claquete: Marlon Grosskopf
Diretora de Arte e figurino: Celi Pará
Assistente de arte: Ayaça Castro
Catering: Mel Gibss
Som direto: Henrique de Brito
Foto Still: Cícero Viegas
Foto do cartaz: Leonel Tedesco e Acervo Arquivo Histórico Municipal de Balneário Camboriú.
Concepção artística e finalização do cartaz: Alex Aqua
Produção Executiva: Dagma Castro
Assistente de produção: Jaiane da Silva
Montagem: Vanessa Leal
Trilha original: Matheus Magalhães e Raul Amorim.
Cenas drone: Rômulo Cruz, Cícero Viegas e Charles Rauber
Consultor jurídico: Samuel Rodrigues

Tereza – 
Além da cocada
O curta metragem, produzido por Emílio Padisil e Marcio Roberto Gonçalves, aborda a história de Tereza Maria da Silva, 68 anos, vendedora ambulante, que trabalhou como “Mãe Social” acolhendo crianças e adolescentes abandonados, na cidade de Araucária.

No litoral catarinense, em Balneário Camboriú, Tereza é conhecida por seu famoso bordão: “olha a cocaaada!” Muitas pessoas compram os doces da simpática senhora que anda pelo centro da cidade puxando um carrinho e levando uma bandeja na cabeça. Mas, poucas conhecem a história da mulher simples e trabalhadora, que se dedicou por 14 anos a garantir um ambiente familiar para menores desassistidos, incluindo acesso à saúde, escola, lazer e profissionalização.

Direção: Márcio Gonçalves
Direção de Fotografia: Emílio Padisil
Som Direto: Emílio Padisil e Kauê Santos
Edição e Montagem: Márcio Gonçalves
Coordenação do projeto: Giovani Canan
Apoio: Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Tecnologia do Blogger.