Alguns tratamentos para as olheiras
“AlĂ©m de fatores externos, as olheiras tambĂ©m podem ser de origem genĂ©tica, ou causadas por alteraçÔes na vascularização da regiĂŁo das pĂĄlpebras. “HĂĄ uma tendĂȘncia para o depĂłsito de melanina na ĂĄrea abaixo dos olhos e, como a pele Ă© fina, o escurecimento Ă© rĂĄpido e aparente”, explica Adriana.
A genĂ©tica geralmente Ă© o fator mais comum, principalmente entre os descendentes de ĂĄrabes e latinos, pois as pessoas de pele morena tendem a apresentar mais pigmentação na regiĂŁo das pĂĄlpebras. No entanto, fatores externos que estimulam a vascularização podem desencadear o problema, como fumo, bebida em excesso, estresse, perĂodo menstrual, mĂĄ alimentação e privação do sono.
Adriana explica que a pele ao redor dos olhos Ă© vinte vezes mais fina que a do resto do corpo, o que justifica a maior transparĂȘncia diante dessas situaçÔes. “Vale lembrar que com o passar dos anos, a pele tambĂ©m afina, deixando os vasinhos mais visĂveis nessa regiĂŁo”.
Outros fatores como flacidez e manchas por excesso de melanina tambĂ©m contribuem para a piora do quadro. Quando as olheiras sĂŁo resultados de pouco sono ou maus hĂĄbitos, algumas mudanças podem atenuar o problema, como dormir bem, nĂŁo fumar, usar protetor solar e fazer compressas locais com chĂĄ de camomila. Maquiagens a base de ĂĄcido tioglicĂłlico, cafeĂna, chĂĄ verde e vitamina C tambĂ©m podem ser aliadas para melhorar o aspecto da regiĂŁo. No entanto, se a olheira nĂŁo Ă© causada por fatores externos, Dra. Adriana Dal Bello sugere recorrer a tratamentos estĂ©ticos.
Entre eles estĂŁo o peeling com ĂĄcido tioglicĂłlico, indicado em casos de olheiras causadas pelo acĂșmulo de hemossiderina (excesso de ferro). A melhora corresponde a 90% dos casos.
Outra indicação Ă© a Luz intensa pulsada. O aparelho emite uma luz que gera calor na pele. AlĂ©m das olheiras, tambĂ©m Ă© usado no combate Ă s sardas e vasinhos da face, bem como para ativar o colĂĄgeno, reduzindo a flacidez e rugas. “Ă indicado para as olheiras causadas pelo acĂșmulo de melanina”.
JĂĄ o tratamento a Laser atinge diretamente a melanina, quebrando-a em pequenos pedaços e, dessa forma, clareando o rosto e impedindo que as ĂĄreas escuras voltem a aparecer. O aparelho Ă© capaz de remover atĂ© 80% das manchas da pele e tambĂ©m Ă© indicado nos casos das olheiras causadas pelo acĂșmulo de melanina.
Outra alternativa estética é o preenchimento com åcido hialurÎnico, voltado para os casos de goteira lacrimal profunda. O procedimento preenche a årea abaixo dos olhos que não tem volume. As sessÔes variam de acordo com cada caso e tipo de pele do paciente.
Post a Comment